UNIVERSIDADE
FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
CURSO DE
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 4ª FASE
COMPONENTE
CURRICULAR: TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA.
Arlete
de Oliveira
Fabiola
Both
Jessica
Antunes
Juliani
Melo
Marina
Malacarne
Tamires
Rodrigues
Fundamentação
Matemática e
Informática no ensino das crianças.
A História da Informática na educação do
Brasil nasceu no início dos anos 70 a partir do interesse de educadores de
algumas universidades brasileiras motivados pelo que já vinha acontecendo em
outros países como nos Estados Unidos da América e na França. Nos anos 80 se
estabeleceu através de diversas atividades que permitiram que essa área hoje
tivesse uma identidade própria. A Informática na Educação ainda não impregnou
as ideias dos educadores e, por isto, não está consolidada no nosso sistema
educacional.
Diante desse quadro, a pergunta que se
faz é: "por que essa proliferação não aconteceu"? Talvez a resposta
mais óbvia seja: "faltou vontade política dos dirigentes", projetos
mais consistentes e corajosos e, consequentemente, verbas. Mas a resposta não é
tão simples. A posição que defendemos é que, além da falta de verbas existiram
outros fatores responsáveis pela escassa penetração da Informática na Educação.
A preparação inadequada de professores, em vista dos objetivos de mudança
pedagógica propostos pelo "Programa Brasileiro de Informática em
Educação" ( Andrade;Lima,1993) é um destes fatores.
Esse programa é bastante peculiar e diferente do que foi proposto em outros
países.
O papel do computador é o de provocar mudanças
pedagógicas profundas ao invés de "automatizar o ensino" ou promover
a alfabetização em informática como nos Estados Unidos, ou desenvolver a
capacidade lógica e preparar o aluno para trabalhar na empresa, como propõe o
programa de informática na educação da França. Essa peculiaridade do projeto
brasileiro aliado aos avanços tecnológicos e a ampliação da gama de
possibilidades pedagógicas que os novos computadores e os diferentes softwares
disponíveis oferecem, demandam uma nova abordagem para os cursos de formação de
professores e novas políticas para os projetos na área.
A Matemática surgiu diante de uma necessidade,
parte dai a criação de um sistema numérico para facilitar dando origem assim a
uma ciência que grande parte da população evita. De acordo com Valente, (1993) apud Oliveira(S/D,pg. 2) na metade do século XIX surgiu uma sociedade
informatizada, dinâmica e regida por novas tecnologias e mudanças. Vivemos hoje
um mundo informatizado, e com a ajuda da Internet estreitamos os laços e
trouxemos o mundo para mais perto de nós.
A questão é que precisamos entender o
porque essa ciência causa tanto pavor, eis algo simples, passamos a ensinar da
maneira que fomos ensinados, ou seja, iremos transparecer à nossos alunos
nossas frustações de tal disciplina que fomos mal, e muitas vezes a Matemática
é a vitima. Com isso concordamos com que
[...]
o mais importante no processo de ensino e de aprendizagem é a forma com que o
docente compreende o conteúdo que será ensinado aos alunos, sem descartar os
conhecimentos prévios que estes já possuem. Por isso, atualmente há uma grande
preocupação em formar um professor que tenha o ímpeto de aprender a aprender e
principalmente enfrentar suas frustrações escolares.(OLIVEIRA S/D, pg. 3)
Os alunos acabam se espelhando diante do
seu professor, ainda mais quando o professor mostra domínio e prazer em tal
disciplina, transmitindo ao alunos confiança e segurança. Cabe ao professor se
utilizar do seu domínio com o prazer dos alunos e investir na informática, pois
estamos hoje lidando com crianças que além do seu conhecimento traz consigo uma
bagagem de tecnologia. Porém é necessário que esses tipos de tecnologias
digitais sejam adotados no ambiente escolar e que haja uma aceitação,
compreensão e utilização por parte do corpo docente da escola. É a ação do
professor, como mediador entre os alunos e o programa, que determinará a
ampliação e aprofundamento dos conceitos matemáticos presentes nas figuras.
Nas séries iniciais, é importante que os
alunos possam criar figuras geométricas de forma que essas venham a ser
trabalhadas de maneira investigativa. A interação com o programa e a mediação
do professor criam oportunidades para que o próprio aluno desperte seus
questionamentos, convidando-o a buscar respostas para as questões. Desta forma,
as aulas de matemática passam a se constituir como um ambiente de exploração e
compreensão.
O
uso de computadores traz grandes contribuições para o ensino e aprendizagem de diversas
disciplinas também na matemática, ele é responsável pela evolução de recursos,
como: tabelas, equações, figuras geométricas que facilitam a aprendizagem.
É
grande o investimento na formação de recursos humanos para assim fazer o uso desses
equipamentos professores
devem lançar um novo olhar para o conteúdo que é estudado, e dirigir a atenção
do aluno para a maquina, professores devem explorar softwares para ter melhor
uso e compreender as técnicas de desenvolver o trabalho no computador da escola
ou no seu próprio computador.
O microcomputador vem se
apresentando como uma ferramenta importante e com grande privilégio quando se
trata de avaliação somativa, formativa e diagnosticada. O artigo nos relata
também o fato dos professores encontrarem “barreiras” na sala de aula, em
relação aos alunos, pelo fato de que quando se trata de uma sala com grandes
números de alunos, por exemplo, eles não conseguem interagir verdadeiramente
com cada um deles, e isso dificulta que o professor conheça bem eles. Por esse
fato também ganha grande importância, e essa importância vai bem além da sala
de aula, também esta na formação não acadêmica e nos ambiente de trabalho ou em
formações individuais a distância.
Segundo
Valente(1993) apud Almouloud, (2005. pg 51),
dentre as possibilidades do computador em contextos educacionais, podemos
relacionar:
.
Aprender a informática;
.
Aprender a programar;
.
Usar recursos informáticos projetados especificamente para o ensino;
.
Usar aplicações de base para o tratamento da informação.
Entretanto,
não é mais apenas suficiente que os educadores saibam lidar com esses novos
elementos tecnológicos e sim é necessário e imprescindível que elas saibam
elaborar e intervir quando necessário no processo educativo.
A relação entre matemática e a informática
desenvolvem-se em dois sentidos. A matemática tem contribuído para o surgimento
e aperfeiçoamento tanto dos computadores, como das ciências da computação. E a
matemática que esta em constante evolução esta a ser fortemente influenciada
pela informática, tanto no que diz respeito aos problemas que coloca como aos
métodos que usa na sua investigação. Os computadores trazem novas oportunidades
a matemática. Cada vez mais é explorada a capacidade que os computadores têm
para desenvolver cálculos numéricos.
Um dos recursos que o computador oferece
é a manipulação de gráficos das mais variadas formas que contribuem para a
atividade matemática, e também pode ser usado para realizar demonstrações, pois
é capaz de operar com os símbolos correspondentes as operações lógicas, entre
outros.
“A Informática na educação ainda não impregnou as ideais dos educadores, e por isto, não esta consolidada no nosso sistema educacional”. É necessário cada vez mais, formar educadores para o uso da informática como ferramenta concreta na aprendizagem do aluno, para que a informática comece a ganhar espaço no ambiente escolar, como um material que ajude no processo de ensino e aprendizagem. (
O preparo do professor é muito
importante para que ele saiba ensinar matemática utilizando a informática, e
para que isso ocorra ele precisa se apropriar dos conhecimentos da informática.
Pois para que esse ensino consiga gerar resultados, exige planejamento,
intencionalidade e domínio técnico.
BIBLIOGRAFIA
ALMOULOUD, A. Saddo. Informática e
educação matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Puc – SP.
Acesso em 03/07/2013
Andrade, P.F. &
Lima, M.C.M.A. (1993). Projeto EDUCOM. Brasília: Ministério da Educação e
Organização dos Estados Americanos. Acesso em 3/07/2013 <http://www.geogebra.im-uff.mat.br/biblioteca/valente.html>
OLIVEIRA, S. S. Eliane. Matemática
e informática: o geogebra como recurso de aprendizagem nas séries iniciais.
Revista Acadêmica de Sumaré. Acesso em 3/07/2013 < http://www.sumare.edu.br/Arquivos/1/raes/06/raesed06_artigo11.pdf
>.
PENTEADO. G, Miriam. Interlink – Rede De Trabalho Sobre A Inserção De Tecnologia Informática
Na Educação Matemática. UNESP – Campus de Rio Claro. Acesso em 03/07/2013
< http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2003/Interlink.pdf>
ZANOTTI, D. Hegli. Informática no
ensino da matemática: é possível? UNESP, Bauru 2007. Acesso em 03/07/013
Nenhum comentário:
Postar um comentário